sexta-feira, 14 de novembro de 2014

O DIA AZUL

Hoje é o Dia Mundial da Diabetes, 14 de novembro. Hoje todos se vão lembrar disto e vão haver centenas e centenas de publicações sobre o tema. Mas e amanhã, quando já não for o dia mundial da diabetes e todos se forem enfiar no McDonalds? A diabetes já não importa?! Mentira, importa! As pessoas fazem-se é de esquecidas... Ah e tal, o dia mundial da diabetes já passou.
A diabetes é um flagelo. Sempre o foi, sempre o será. E enquanto a taxa de obesidade continuar a crescer, a taxa de diabéticos vai acompanhá-la (1 em cada 12 pessoas é diabética)! É certo que todos os dias a medicina avança e descobre novas técnicas de cura e tratamento para tudo. Mas tudo isso é uma atuação após o surgimento da doença, não uma prevenção. 
Isto é como em tudo, as pessoas acham que só acontece aos outros. Mas quando lhes bate à porta, ficam aflitinhas aflitinhas. E agora? Agora vêm-se obrigados a aprender a comer (não foi a bem, foi a mal!), a fazer picadas todos os dias para medir os níveis de glicémia ou então a levar injecções de insulina. Custa menos este panorama que acabei de pintar ou pegar em si, aconselhar-se com um nutricionista/dietista e começar desde cedo a adotar um estilo de vida saudável aos poucos e poucos? Pois, também me parece que a segunda opção seja mais fiável e simples ;)
Eu adoro a promoção da saúde e prevenção da doença. Adoro os programas de saúde pública, adoro ensinar coisas novas. Adoro sentir que pode estar tod'agente a marimbar-se para aquilo que estou a dizer, mas que pelo menos posso fazer a diferença na vida de uma única pessoa. Adoro isto, adoro mesmo. E adoro ainda mais quando mete crianças e jovens! Fiz isso durante 6 meses e faria para o resto da minha vida se fosse possível. 
Isto tudo para dizer que na minha opinião, a solução para a diabetes está na prevenção! E achei uma excelente estratégia quando definiram o pequeno almoço como o foco deste ano 2014. 
As pessoas não fazem a mais pálida ideia da influência que o pequeno almoço tem no seu dia a dia!
O pequeno almoço ajuda a repor os níveis de energia e a hidratar logo pela manhã; contribui para o controlo da glicémia; afeta o humor, o desempenho cognitivo, a produção escolar ou profissional, a disposição, o peso e o seu controlo; contribui para uma alimentação mais equilibrada ao longo do dia (controlo da ingesta alimentar e a vontade de comer).
Deve ser constituído por cereais (aveia, muesli, quinoa, linhaça por exemplo) ou pão (integrais), leite ou derivados como iogurtes ou queijo, fruta em peça ou cortada e adicionada aos ingredientes anteriores, e água
E não venham com a desculpa da falta de tempo porque pegar e lavar uma maça e fazer uma sandes de pão com queijo não demora nada! 
Além disso, e uma vez que as pessoas são muito de seguir tendências e modas, fica a sugestão de pequeno almoço mais rápida e moderna: os overnight oats - misturar iogurte, cereais e fruta numa taça ou num frasquinho por camadas. E o melhor de tudo é que quem quiser, pode fazê-lo no dia anterior e reservar no frigorífico. Pode-se ainda acrescentar avelãs ou nozes ou passas ou qualquer outro fruto seco ou oleaginoso. Ficam as imagens (do pinterest):
Só é pena que amanhã já todos se esqueceram que hoje é o dia azul. 
Para quem quer saber mais informações, deixo algumas fontes fidedignas sobre o assunto:

Sem comentários:

Enviar um comentário